EM OPERAÇÃO INÉDITA, BOINGS 747 TROUXERAM AO AEROPORTO DE CABO FRIO EQUIPAMENTO PARA USINA NUCLEAR

No último dia 27 de fevereiro, a Eletronuclear recebeu, no Aeroporto Internacional de Cabo Frio, dois voos fretados com peças e equipamentos destinados à próxima parada de manutenção da usina nuclear Angra 1, prevista para abril. A operação, considerada inédita pela companhia, movimentou aproximadamente 90 toneladas de carga, vindas de Miami, nos Estados Unidos, em três aviões Boeing 747-400F da companhia aérea norte-americana National Airlines. O primeiro voo aterrissou em Cabo Frio no dia 24 de fevereiro.

A escolha do Aeroporto de Cabo Frio para receber a operação, após um rigoroso processo de seleção, foi elogiada por Eduardo Valle, presidente do Conselho de Administração da Aeropart SA, que administra o aeroporto. "É motivo de grande orgulho para toda a nossa equipe participar desse projeto crucial para o setor energético do Brasil", declarou.

Após o desembarque em Cabo Frio, os equipamentos foram transportados por caminhões até a usina, em Angra dos Reis, na Costa Verde Fluminense. O transporte aéreo foi necessário devido às dimensões da carga e ao tempo limitado para a utilização dos equipamentos na parada de manutenção. O presidente da Eletronuclear, Raul Lycurgo, destacou a importância dessa operação: “A parada de Angra 1 será usada para cumprir algumas das condicionantes da renovação da licença por mais 20 anos. Isso demandou uma operação inédita, envolvendo equipes técnicas e de logística internacional”.

A operação teve um custo estimado de R$ 8 milhões e envolveu o transporte de 3.900 itens, distribuídos em 34 volumes, incluindo dez contêineres de 20 pés. Essa parada de manutenção faz parte de uma série de atualizações que a usina passará até 2044, após a renovação da licença pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), realizada em novembro de 2023. As melhorias incluem modernização de sistemas, troca de equipamentos e aprimoramentos nos protocolos de segurança.

Histórico de Angra 1

Angra 1 é a primeira usina nuclear do Brasil e entrou em operação comercial em 1985. Com uma capacidade de 640 megawatts, a usina gera energia suficiente para abastecer uma cidade com dois milhões de habitantes, garantindo fornecimento ininterrupto de eletricidade ao sistema elétrico nacional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estreia do Podcast “Gestão de Saia” agita a programação da Jovem TV nesta quarta-feira (21)

🎙️ Jac Barros está de volta: podcast retorna à Jovem TV com novo nome e muitas novidades!

PREFEITURA DE CABO FRIO E FAETEC